DÚVIDAS FREQUENTES
Não. Quando fechamos o curto-circuito através dos pólos da bateria, dependendo do estado de carga e condições de uso da bateria, esse procedimento, pode destruí-la por completo, ou retirar uma parte significativa de sua vida útil. Dependendo da situação, a bateria pode explodir, causando danos físicos às pessoas a sua volta.
Sulfatação é um termo que utilizamos para denominar um fenômeno que ocorre em baterias que ficaram um longo período descarregada. Esse fenômeno pode tornar a operação de descarga irreversível, dependendo do tempo que a bateria ficou descarregada e da temperatura que ela ficou exposta.
Os efeitos de uma sobrecarga, são facilmente identificáveis por meio de uma análise visual. Dentre os principais aspectos que podemos identificar destacam-se: * Etiquetas amareladas, mostrando que sofreram aumento intenso de temperatura. * Nivel do eletrolito muito baixo com pouco tempo de uso da bateria (em todos dos vasos). Baterias livres de manutenção, é possivel verificar o nivel de liquido, através do visor que está instalado na superficie da tampa superior. * Expulsão do eletrólito através dos respiros da bateria, ou pelas tampas se a bateria permitir acesso ao eletrólito. * Bateria com caixa estufada. Em sistemas 24 Volts (duas baterias de 12 Volts interligadas em série), se houver algum equipamento de 12 Volts conectado a uma das baterias, essa bateria se descarrega a medida que for solicitado carga da mesma. Esse fenômeno ocorre em função do desequilibrio elétrico entre tensões das baterias, onde o regulador de tensão do veículo enxerga a somatória de tensões e não individualmente, portanto se uma bateria mede 15 Volts e a outra 13 Volts, a somatória das duas é 28 Volts, portanto o sistema está em equilíbrio para o regulador, e ele não permitirá que circule corrente elétrica entre as baterias. Com isso, uma se mantém carregada e a outra descarregada.
Reserva de capacidade (não confundir com capacidade de uma bateria) é o tempo em minutos que uma bateria submetida a uma descarga de 25 A leva até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27 o C.
As informações contidas nos rótulos das baterias são muito importantes. Para que você possa escolher a bateria mais adequada para seu veículo, as informações mais importantes são: a capacidade em 20 horas C20; a corrente de partida e as dimensões. Deve-se ter especial atenção ao analisar a corrente de partida. Algumas fábricas colocam a corrente de partida da bateria em temperatura diferente das demais. Isso não permite que se possa fazer uma comparação direta. Qualquer dúvida, entre em contato com o telefone de atendimento ao consumidor do fabricante.
Sobrecarga é um efeito causado por uma situação que mantém uma alta corrente passando por um longo período de tempo pela bateria. Esse longo período pode ser contínuo ou com interrupções. As reações químicas, assim como todo o fenômeno físico, tem uma velocidade máxima para ocorrer. Ao aumentarmos a corrente de carga de uma bateria, estamos aumentando a velocidade da reação de carga. Existe um ponto em que a quantidade de energia fornecida à bateria supera a capacidade de ser absorvida pelos materiais que a compõe. A energia excedente então é transformada em calor. As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, ou seja, o calor gerado em seu interior, tem dificuldade em se dissipar, provocando aumento da temperatura. A temperatura elevada, leva à queima dos elementos químicos ativos da bateria (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga), solicitando mecanicamente seus componentes,portanto, entortando as placas e gerando uma morte prematura na bateria.
Ao retirar uma bateria de um veículo, atente para as normas de segurança existentes na etiqueta da bateria. Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo. Ao colocar a bateria nova, insira primeiro o conector do cabo positivo no pólo positivo da bateria, tomando o cuidado de fixá-lo corretamente. Em seguida, coloque o conector negativo, fixando firmemente. Aplique manualmente uma torção aos conectores. Quando corretamente fixados, eles não devem se mover. Não se esqueça de fixar corretamente a bateria na bandeja do veículo. Baterias que trabalham soltas no suporte têm sua vida útil significativamente diminuída.
A bateria deve ser recarregada com uma corrente equivalente a 10% do valor da capacidade nominal da bateria. Exemplo: Bateria de 45 Ah Corrente de Recarga: 45 x 0,1 = 4,5 A (10% da capacidade nominal da bateria). O tempo de recarga varia entre 6 e 15 horas, dependendo do estado de carga da bateria. Bateria levemente descarregada necessita de menor tempo de recarga, enquanto uma bateria profundamente descarregada, necessita de um tempo maior.
Capacidade de uma bateria é a quantidade de energia que pode ser armazenada. É normalmente expressa em Ampère-Hora cujo símbolo é Ah. Essa medida é obtida pela multiplicação da corrente em Ampères pelo tempo em horas de descarga até uma tensão de 1,75 V por elemento. Para baterias automotivas, é utilizado um espaço de tempo de 20 horas, por isso normalmente expressamos a capacidade de uma bateria da seguinte forma: XX Ah (onde XX é a capacidade Ex 45 Ah) em 20 horas ou simplesmente C20.
Sim. Quando uma bateria não está sendo utilizada, sofre um fenômeno que denominamos autodescarga. Isso é decorrente de suas características físicas, entretanto, dependendo dos materiais utilizados em sua fabricação a bateria pode ter uma autodescarga maior ou menor. Algumas baterias são fabricadas com uma liga especial que diminui significativamente o nível de autodescarga.
Ao instalar uma bateria, deve-se entretanto tomar o cuidado de não contaminar o pólo da bateria com um conector que esteja umedecido pelo ácido de outra bateria. Caso o cabo esteja contaminado, deve-se lavá-lo em solução de água e bicarbonato de sódio e esfregá-lo com uma escova de aço, até que todo o conector adquira um brilho metálico intenso, tomando o cuidado de retirar todo o vestígio do zinabre. Após essa operação, lave o conector em água corrente e seque adequadamente. Caso se perceba que não existe a possibilidade de limpeza do conector ou cabo, devido ao estado de corrosão, tanto o cabo quanto o conector devem ser substituídos por novos de mesma bitola e qualidade do original de fábrica.
O fato de a bateria estar descarregada, não significa que ela esteja com defeito. Os principais motivos que provocam a descarga são: - Fuga de corrente elevada - Uso de acessórios elétricos com o veículo desligado - Alternador não gera energia suficiente - Adaptações de acessórios em demasia.
É a corrente que uma bateria nova, plenamente carregada, pode fornecer durante um período de tempo determinado, até uma tensão final específica. A norma mais utilizada estabelece a temperatura de -18ºC para a determinação dessa corrente. Uma atenção especial deve ser dado a esse item. Não são todas as fábricas de baterias que utilizam essa norma, portanto as correntes de partida podem variar, segundo o método escolhido.
É recomendável que a bateria sofra uma recarga em intervalos de no máximo 120 dias. Caso contrário, a bateria pode ter sua vida útil reduzida.
O fenômeno é causado por vários motivos um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador do veículo para a bateria e o sistema elétrico do veículo. A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo. Em geral, a tensão admissível deve estar entre 13,8 V e 14,4 V. Toda vez que o limite de 14,4 volts for superado, tem início um superaquecimento da bateria gerando a sobrecarga. A sobrecarga pode ser constante ou intermitente, dependendo da origem do problema. O regulador de tensão também realiza outra importante ação. Toda vez que a temperatura do compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento de temperatura, realizando a diminuição da tensão regulada, e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada. O mau funcionamento do regulador de tensão compromete a vida útil da bateria. A utilização, por longos períodos de tempo, de componentes elétricos/eletrônicos no veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga - uma vez que uma bateria, ao encontrar-se profundamente descarregada, ao acionar o motor de partida e em seguida o motor do veículo, sinaliza ao alternador do veículo que está sem carga. Hoje os alternadores são bastante potentes. Com a informação de que a bateria encontra-se descarregada, correntes de 40, 50 60 ou mais ámperes são enviadas à bateria, provocando uma sobrecarga, a qual denominamos sobrecarga por mau uso.
Em geral, as baterias possuem por lei (Código de Defesa do Consumidor) a garantia legal, ou seja, 90 dias a partir da data da compra do produto.
É a unidade de medida de fluxo de corrente através de um circuito ou condutor elétrico.
Tensão, voltagem, força eletromotriz (fem) ou diferença de potencial (ddp) é a unidade de trabalho realizada por uma carga elétrica de 1 Coulomb ao se deslocar em um campo elétrico uniforme. Esta definição é um tanto quanto complexa, não? Para facilitar, imagine uma tomada qualquer de energia elétrica em sua casa. Entre os 2 pinos dessa tomada existe uma tensão de 127 Volts ou 220 Volts, dependendo da concessionária que o abasteça. A tensão entre os 2 pinos permitirá que qualquer aparelho elétrico plugado à tomada funcione corretamente, segundo suas propriedades. Na verdade, o que ocorre é que quando conectamos um aparelho elétrico a uma tomada energizada (que tem tensão ou diferença de potencial entre seus 2 pinos), irá circular uma corrente elétrica no circuito e esta corrente produzirá o efeito desejado no aparelho (se for uma lâmpada, iluminará; se for um motor, girará; se for um aquecedor, produzirá calor). Para uma bateria, vale o mesmo raciocínio, com a diferença de que em uma tomada, a diferença de potencial está entre os dois pinos e na bateria está entre os dois pólos. Outra diferença básica, é que a energia fornecida pelas concessionárias é o resultado da ação contínua dos geradores, já em uma bateria somente podemos retirar energia se anteriormente ela for carregada. Em outras palavras, uma bateria automotiva não é um gerador, mas sim um acumulador de energia.